Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Chuva em Salvador: Estudantes de Itaberaba pedem socorro; telhado de casa ameaça desabar




telhado
Telhado pode desabar na Casa de Estudantes de Itaberaba, localizada em Salvador. Na foto, parte da estrutura já cedendo | FOTO: Reprodução/Facebook |
Os estudantes do município de Itaberaba, que residem em Salvador, relatam uma situação crítica que atinge a “Casa dos Estudantes”, desde a tarde desta quinta-feira (28), devido à forte chuva que castigou a capital durante todo o dia. A casa, localizada no bairro do Tororó, foi inundada pela chuva e tem um telhado com risco de desabar. Cerca de 21 estudantes em situação social vulnerável, que deixaram a cidade de Itaberaba para cursar o ensino superior, pedem socorro. Confira o vídeo publicado no Facebook pelos estudantes:https://www.facebook.com/photo.php?v=539450522813513&notif_t=comment_mention.
O Jornal da Chapada entrou em contato para saber mais informações e os relatos são de verdadeiro abandono da infraestrutura. “Esses problemas estruturais são recorrentes na residência, e já foram comunicados ao prefeito João Almeida, que visitou a casa. Os estudantes responsáveis pela administração estão num processo de negociação com a Prefeitura Municipal, que prometeu solucionar os problemas do prédio e voltar a pagar a verba mensal de R$2 mil. Acontece que devido as chuvas os problemas se agravaram, pondo a vida dos moradores da residência em risco”, declara a estudante do 8° semestre de Jornalismo e moradora da casa há quase 4 anos, Fabiana Oliveira.
Os estudantes afirmaram ter procurado a Defesa Civil de Salvador (Codesal) para denunciar o caso. A Codesal foi procurada pelo Jornal da Chapada e a Assessoria de Comunicação afirmou que o órgão não recebeu nenhuma solicitação de emergência referente à ameaça ou destelhamento até as 20h44 desta quinta-feira (28). “O órgão acrescenta que, caso o cidadão se sinta ameaçado por alguma situação como essa, assim como deslizamento de terra, desabamento de imóvel ou alagamento entre em contato com a Codesal o mais rápido possível através do 199 e solicite uma vistoria, para que um profissional possa avaliar a situação e orientar os moradores”.
De acordo com o órgão, existe ainda a Lei de manutenção predial, n° 5.907/01, “que obriga o proprietário a realizar recuperação e cuidados necessários com a infraestrutura da edificação para resguardar assim a vida dos moradores e evitar acidentes. A Codesal permanece de plantão durante 24 horas através do 199, ligação gratuita”.
Sobre a residência
A residência estudantil é utilizada como moradia para os estudantes de Itaberaba há 43 anos e é considerada a casa de estudantes da Bahia com maior tempo em funcionamento. Atualmente a casa abriga em torno de 21 estudantes.
Chuva em Salvador
Em rede social, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) informou que convocou uma reunião de emergência para tratar de ações emergenciais contra os estragos provocados pelas chuvas na cidade. “A Prefeitura vai trabalhar durante toda a noite de hoje e madrugada desta sexta-feira para limpar e recuperar a cidade. Já choveu 64% da média climatológica prevista para todo o mês de novembro”, diz a publicação no perfil de Neto. De acordo com o gestor, os pluviômetros automáticos instalados na capital baiana registraram até 87,9 milímetros (mm) de chuvas.
Jornal da Chapada
www.jornaldachapada.com.br
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog