por edimario Duplat
Foto: Glauber Guerra/Bahia Notícias
Com a finalidade de fomentar ações para promover a melhoria da qualidade da educação por meio do envolvimento da comunidade, o Programa “Escola em Ação” foi apresentado pelo deputado estadual Raimundo Nonato, o Bobô (PCdoB), com o intuito de incentivar o uso das escolas a comunidade para a prática de esporte, atividades recreativas e culturais nos finais de semana em todo o estado.
O projeto de lei foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado. “A proposta valoriza a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, contribuindo para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto, onde se determina que as escolas públicas estaduais de toda a Bahia devem abrir os portões pelo menos um fim-de-semana por mês, com uma Associação dos Moradores ou entidade sem fins lucrativos, todas devidamente registradas, que se responsabilizem pelo monitoramento das atividades.
O projeto é inspirado na metodologia criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) intitulada “Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz”, onde jovens e comunidades possam participar de atividades esportivas e culturais como oportunidades de educação e inclusão social.
Segundo a própria entidade, esse tipo de ação estimula a troca de conhecimento humano e profissional, além de resgatar a autoestima da população e valorizando os saberes populares e aprimorando os seus conhecimentos em um projeto de vida.
Registe-se aqui com seu e-mail