Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Guatemala escolhe como presidente entre comediante e ex-primeira-dama



Jimmy Morales, comediante, e Sandra Torres, ex-primeira-dama, candidatos à presidência da Guatemala (Foto: Orlando Estrada/Johan Ordones/AFP)Jimmy Morales, comediante, e Sandra Torres, ex-primeira-dama, candidatos à presidência da Guatemala (Foto: Orlando Estrada/Johan Ordones/AFP)

Os guatemaltecos vão às urnas neste domingo (25) para decidir no segundo turno quem será seu novo presidente: o comediante de direita Jimmy Morales ou a ex-primeira-dama social-democrata Sandra Torres.
Morales e Torres foram os mais votados no primeiro turno realizado em 6 de setembro passado, quando competiram com outros 14 candidatos, em um contexto de renúncia do presidente envolvido em escândalos de corrupção.
O comediante e ator venceu o primeiro turno, mas não conseguiu os 50% mais voto, enquanto que o Partido FCN-Nación não ganhou sequer uma prefeitura dos 338 municípios em disputa.
Mais de 7,5 milhões de guatemaltecos estão habilitados para eleger o novo governante e um vice-presidente. No primeiro turno, foram eleitos 158 deputados, 327 prefeitos e 20 deputados para o Parlamento Centro-americano.
No domingo também haverá votações em 11 municípios para eleger o prefeito porque nesse lugares o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) cancelou os resultados devido aos conflitos locais.
Violência
Fiscais de vários partidos políticos expressaram ao TSE sua preocupação quanto à possibilidade de que se registrem atos de violência onde serão realizadas novamente as eleições e por isso foi pedido ao ministério do Interior que a segurança seja reforçada.
Diante disso, o juiz do STE Mario Aguilar pediu à Mesa Técnica de Segurança, integrada pela Procuradoria Geral e o Ministério do Interior, que reforcem as medidas em especial nos 11 municípios em questão.
No dia 11 de outubro, o prefeito reeleito do povoado indígena de Concepción, 150 km a oeste da capital, Basilio Juracán, foi linchado e queimado por uma turba enlouquecida que o acusava de um ataque armado contra um político rival, que terminou com duas mulheres mortas.
Corrupção
O processo eleitoral foi atípico devido ao desencanto provocado pelos escândalos de corrupção que levaram à renúncia e prisão do ex-presidente Otto Perez, em 2 de setembro.
A crise social começou em 16 de abril, quando a Procuradoria e a Comissão das Nações Unidas contra a impunidade revelaram as operações de uma rede de altos funcionários que cobrava subornos nas alfândegas para evasão fiscal.
O escândalo provocou protestos e grandes manifestações que obrigaram Perez a renunciar após ser acusado de liderar a rede criminosa.
Meses antes, em 8 de maio, sua ex-vice-presidente, Roxana Baldetti, renunciou por envolvimento no escândalo.
Os dois estão em prisão preventiva na capital.
Os dois candidatos concentram as suas propostas no combate à corrupção, melhoria da educação e do sistema de saúde, e no combate à pobreza que afeta mais de 53% dos 15,8 milhões de guatemaltecos.
Para Manfredo Marroquín, da Organização Ação Cidadã, a crise não vai acabar com as eleições.
"Agora já é uma verdade nos tribunais e estão legalmente marcados os mais altos cargos do Estado. Isto tem causado um choque no país", destacou o ex-ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Edgar Gutierrez.Da France Presse
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog