Na próxima sexta-feira, 27 de março, a Bicicletada de várias cidades do Brasil será em apoio as ciclovias de São Paulo. Fortaleza, Blumenau, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já criaram eventos no facebook.
Blumenau:
Rio de Janeiro
São Paulo
Fortaleza
Belo Horizonte
No dia 22/03 Florianópolis, Natal, Recife e Campo Grande aderiram.
Floripa
Natal
Recife:
Campo Grande:
Curitiba e Maringá criaram seus eventos no dia 23/03.
Curitiba
Maringá
Brasília:
Os eventos foram criados para mostrar profunda revolta ao absurdo que é tentar barrar a revolução que está acontecendo em São Paulo, que sofre uma batalha diária desde junho de 2014, quando o prefeito Fernando Haddad ( PT) começou a implantar ciclovias na cidade. A meta é que até o final de 2015 haja 400 km de vias exclusivas para ciclistas.
O que é um benefício para a cidade, até mesmo para os que não usam a bicicleta, virou uma guerra partidária. Ciclistas são hostilizados nas ruas pelo fato das pessoas relacionarem as ciclovias com o partido político da atual gestão.
Este vídeo, simples e direto, explica muito bem a situação. “Ciclista não é partido político, é um ser humano que se locomove de um lugar para o outro” – explica o ciclista.
O abaixo-assinado em apoio as ciclovias, criado pelo Vá de Bike e assinado por diversos coletivos e associações no dia 19/03, já passa de 15.000 assinaturas. Para assinar é só acessar o link abaixo:
Essa outra petição é para que o juiz cancele a liminar que paralisa as obras cicloviárias da cidade.
Bicicletada Nacional não acontece desde 2012
A última vez que houve uma Bicicletada em nível nacional foi depois da morte de Julie Dias, no dia 06 de março de 2012. Na ocasião outros 5 ciclistas tinham sido mortos em atropelamentos em várias cidades do Brasil e criou-se uma comoção nacional, resultando numa Bicicletada no Brasil inteiro. Em São Paulo o evento teve a COBERTURA da Casa Fora do Eixo:
No dia 02 de março de 2012, a sexta-feira em que Julie foi atropelada, centenas de ciclistas se mobilizaram para uma homenagem a ciclista e caminharam sob chuva fortíssima pela Av. Paulista empurrando suas bicicletas. A grande Bicicletada, envolvendo outras cidades do Brasil, foi marcada para a terça-feira dia 06, 4 dias depois.
A Bicicletada, ou a Critical Mass, evento em que ciclistas pedalam para mostrar sua existência no trânsito e celebrar a bicicleta, acontece tradicionalmente na última sexta-feira do mês em várias cidades do mundo, exceto algumas, entre elas Buenos Aires, que acontece no primeiro sábado do mês, e Montevideo, que acontece no segundo.
Somente em casos especiais são marcadas eventuais Bicicletadas, como por exemplo aação promovida pelo Ministério Público para paralisar as obras das ciclovias. Depois de duas horas da criação do evento, já haviam mais de 1000 confirmações. A ação mobilizou cerca de 300 ciclistas no mesmo dia e agora se espalha pelo Brasil.
Se você for de uma dessas cidades, confirme sua participação, ajude a engrossar a massa comparecendo no dia 27/03 e ajude a divulgar os eventos para seus amigos. Se sua cidade ainda não tiver um evento, é só criar e espalhar!
São Paulo agradece o apoio!
paginadarachel.wordpress.com
Registe-se aqui com seu e-mail