Ações de bancos e Petrobras ajudaram bom desempenho do índice.
Índice avançou 1,99%, aos 51.966 pontos.
A Bovespa fechou em forte alta nesta sexta-feira (20), avançando 6,9% na
semana e retomando a trajetória positiva interrompida pela perda da
véspera, amparada pelo viés benigno dos mercados acionários no exterior.
Bancos, Petrobras e Vale guiaram a alta. Foi a primeira semana positiva
em março.
O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo,
avançou 1,99%, a 51.966 pontos, o maior patamar de 2015 e o mais alto
desde 5 de dezembro do ano passado. Veja cotação.
A alta teve suporte dos papéis de bancos Itaú Unibanco e Bradesco, com relevante peso no índice, que subiram mais de 1% e 2%, respectivamente.
Papéis da Petrobras, beneficiada pelo avanço nos preços do petróleo, também subiram. As ações preferenciais avançavam mais de 3% perto do horário de fechamento.
O noticiário da estatal incluía ainda dados sobre queda na produção em fevereiro ante janeiro e notícias na mídia ligadas à divulgação do balanço e baixa contábil, bem como captação no mercado de capitais.
O maior destaque de alta, contudo, era da Estácio Participações, que disparava mais de 11% perto do fechamento, em meio ao resultados trimestrais e previsões para o crescimento da base de alunos no início de 2015.
A JBS reforçou o tom benigno do índice, apesar do alívio na alta do dólar frente ao real, que tem ajudado suas ações.
Bovespa nos últimos dias
Em pontos
BM&FBovespa
Na contramão, TIM Participações caía 4%, com o Bank of America Merrill Lynch reduzindo o preço-alvo da ação de 15 para 14 reais, por maior incerteza no timing de consolidação.
A recomendação de "compra" foi mantida. Também nesta sexta-feira ocorre o rebalanceamento semestral do índice FTSE Global, que excluiu sete ações brasileiras da série regional para América Latina, entre elas a ALL, que perdia 0,22%.
Cetip era outra no vermelho após ter recomendação reduzida pelo UBS para "venda" ante "neutra", com o preço-alvo passando de 33,50 para 30 reais.
Em Wall Street, os índices tinham impulso de fortes resultados da Nike e por outra demonstração de força do setor de biotecnologia na tarde desta sexta.
Na véspera, a Bovespa fechou em queda pela primeira vez na semana, em meio a realização de lucros guiado por ações de bancos e da Petrobras. O Ibovespa caiu 1,11%, a 50.953 pontos, interrompendo três altas seguidas, em que acumulou 6%.
Dólar
Após a forte alta da véspera, que fez a moeda bater em R$ 3,30, o dólar fechou em baixa nesta sexta, refletindo o bom humor generalizado nas praças financeiras internacionais.
A moeda norte-americana caiu 2,01%, a R$ 3,2302. Na semana, o caiu 0,58%. No mês, há alta acumulada de 13,10% e no ano, de 21,5%.
Registe-se aqui com seu e-mail