Manifestação Fora Dilma
Manifestantes fazem ato contra a corrupção em Brasília
Grupo se concentrou em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada.
Manifestantes usaram camisas em tons verdes e amarelos
BRASÍLIA
A Esplanada dos Ministérios e as ruas de Águas Claras, região administrativa a 20 quilômetros do centro de Brasília, receberam na manhã deste domingo (15) protestos contra a corrupção. Grupos realizaram buzinaços e panelaços, além de se reunir no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, no Museu Nacional e na Rodoviária do Plano Piloto para uma passeata.
A Polícia Militar estimou em 45 mil pessoas o número de manifestantes em Brasília às 12h30. A informação é é do chefe do Departamento Operacional da PM, Coronel Lemos. Os participantes do ato na capital ocupam toda a extensão da Esplanada dos Ministérios no sentido Congresso Nacional.
Durante a manifestação em frente ao Congresso Nacional, um homem exibiu um cartaz em apoio à presidente Dilma Rousseff. Ele foi hostilizado por pessoas que protestam contra o governo federal. O homem teve de pedir proteção à Polícia Militar para deixar o local.
O ato foi convocado por redes sociais e ocorre simultaneamente em outras cidades do país. Os integrantes usaram camisas da seleção brasileira ou em tons verdes e amarelos. Havia um grande número de idosos. Até um grupo de motoqueiros decidiu participar do ato, levando consigo o "ET Bilu", que dizem ter elegido como novo representante deles.
Equipes da Polícia Militar reforçaram a segurança em prédios públicos, inclusive o Palácio do Buriti, distante da área para onde o protesto está previsto. Na altura da rodoviária do Plano Piloto, um cordão foi montado para revistar pedestres.
De acordo com o capital Michello Bueno, 350 policiais fazem a revista de manifestantes. O efeitvo total para acompanhar a manifestação é de 1,6 mil PMs. Máscaras não são permitidas, e o trânsito de qualquer tipo de veículo também foi proibido. Durante a revista de manifestantes, a PM apreendeu pedaços de madeira usadas como estacas de bandeira e uma faca.
O protesto não se limita à região da Esplanada. Em Águas Claras, bairro de classe média a 20 km do centro de Brasília, houve buzinaço e carreata por volta das 9h.Raquel Morais Do G1 DF
BELO HORIZONTE
RIO
SÃO PAULO
Manifestação Fica Dilma
Grupo assa coxinhas de galinha em ato pró-Dilma em Porto Alegre
Ato foi promovido pelo Bloco da Diversidade na manhã deste domingo.
Grupo se concentra no Monumento ao Expedicionário, na Redenção
Ao som de samba, um grupo organizou um ato pró-Dilma e contra o impeachment em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, neste domingo (15).
Convocado pelas redes sociais, a manifestação é um contraponto ao protesto que está marcado para a tarde, outro parque da cidade, e que pede a saída da presidente Dilma Rousseff do poder. Em duas churrasqueiras, coxinhas de galinha são assadas.
Convocado pelas redes sociais, a manifestação é um contraponto ao protesto que está marcado para a tarde, outro parque da cidade, e que pede a saída da presidente Dilma Rousseff do poder. Em duas churrasqueiras, coxinhas de galinha são assadas.
Segundo o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), de 100 a 150 pessoas estavam no local por volta das 12h. O parque é local de concentração tradicional nas manhãs de domingo. De acordo com um dos organizadores, Vinícius Costa, há entre 600 e 700 pessoas. Ele é integrante do Bloco da Diversidade, que faz parte do carnaval de rua de Porto Alegre, e se posiciona como "movimento cultural para lutar contra o conservadorismo da sociedade".
"O ato é uma diversão lúdica para contrapor o discurso tenso da outra manifestação. Somos pacíficos. Somos a favor que todos protestem, mas sem fazer ataques como os que a presidente sofreu no Dia da Mulher", afirma Costa.
O ato é chamado de "Coxinhaço", em referência ao que os organizadores chamam de "coxinhas", que seriam os manifestantes pró-impeachment.
Atos tapam
a boca da Globo
Manifestações dessa sexta-feira (13) acontecem em várias cidades do país
A equipe do Conversa Afiada esteve presente no evento que ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, e traz algumas imagens e vídeos:
Registe-se aqui com seu e-mail