Você já viu diversas reportagens — até em UOL Carros — sobre carros de polícia especiais, geralmente com destaque para o Lamborghini Gallardo usado pela força de segurança italiana. Pois esqueça: o carro — que na verdade não é um só, mas duas unidades — foi aposentado após rodar mais de 110 mil quilômetros em patrulhas desde 2009 (houve ainda dois exemplares da primeira geração do Gallardo, usados entre 2004 e 2008).
O lado bom, para a polícia de lá e para você que é fã de superesportivos, é que há um substituto: o presidente da Lamborghini, Stephan Winkelmann, doou o novo carro-chefe da marca, o Huracán, ao chefe da Polícia do Estado da Itália, Alessandro Pansa, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (22) no museu de carros que a força de segurança mantém em Roma — (sim, um museu de carros de polícia!).
Calma, há linhas miúdas: o Huracán só vai integrar a frota policial italiana, de verdade, no final do ano. Também não foi revelado se haverá mais de uma unidade. Até então, havia um Gallardo à serviço da chefatura de Roma, outro para Bolonha.
TUNADO PARA PROTEGER E SERVIRCerto é que o cupê entregue à polícia italiana tem até nome especial: Lamborghini Huracán LP 610-4 Polizia. O motor é similar ao do Huracán civil: um V10 de 5,2 litros, 618 cv (610 hp, como indica o primeiro numeral do nome), 57,1 kgfm de torque e tração integral (justificando o outro numeral do nome), tudo controlado por câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A velocidade máxima é de 325 km/h, com 0 a 100 km/h feito em 3,2 segundos.
Para patrulhar rodoviais e perseguir criminosos apressadinhos, o Huracán policial tem preparação especial: a pintura é a “blu Polizia'', um azul claro com faixas brancas e letras bicolores que segue o regulamento da tropa. A sinalização é feita por LEDs especiais (de ação mais veloz, para serem vistos a distância e em alta velocidade), na dianteira, traseira e sobre o suporte de alumínio do teto, e mais quatro sirenes.
Na cabine, uma câmera no retrovisor se liga ao computador e ao GPS para ler placas automaticamente, gravar imagens, dar a localização e calcular a velocidade de outros veículos infratores — informações que podem ser transferidas automaticamente para o sistema integrado da polícia em delegacias. Tablete, porta-armas e rádio completam a lista de equipamentos.
Há ainda uma função de assistência médica: o porta-malas dianteiro (o motor do Huracán é central-traseiro) tem um refrigerador especial para o transporte de órgãos e ainda carrega um desfibrilador.
QUER UM?
Infelizmente, a versão policial é exclusiva… da polícia. O preço também é salgado: estima-se algo em torno de 175 mil euros (quase R$ 530 mil). Já o Huracán convencional custa um pouco menos: 169 mil euros, cerca de R$ 511 mil, e pode chegar ao Brasil ainda este ano.
Infelizmente, a versão policial é exclusiva… da polícia. O preço também é salgado: estima-se algo em torno de 175 mil euros (quase R$ 530 mil). Já o Huracán convencional custa um pouco menos: 169 mil euros, cerca de R$ 511 mil, e pode chegar ao Brasil ainda este ano.
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