O conceito de Colégios Universitários implica uma proposta inovadora que, com a implantação da Universidade Federal Sul da Bahia, será submetida ao teste de viabilidade logística e operacional de transformação da própria realidade social e educacional da Região Sul da Bahia.
ACESSO E IMPLANTAÇÃO
Como vimos acima, os Colégios Universitários (CUNI) serão implantados em municípios com mais de 20.000 habitantes e situados a mais de 30 km do campus de referência. Unidades CUNI poderão também ser implantadas em áreas urbanas onde se situarão as sedes da Universidade Federal Sul da Bahia, desde que demonstrem alta concentração de egressos do EMP e que estejam localizadas a mais de 20 km do respectivo campus. Unidades CUNI poderão também ser implantadas em quilombos, assentamentos e aldeias indígenas com oferta de EMP e conexão digital, situados a mais de 50 km de um campus UFSBA. Excepcionalmente, pontos da Rede CUNI poderão ser implantados em municípios que não preencham as características demográficas exigidas, mas que disponham de instalações adequadas e cujas Prefeituras garantam condições plenas de funcionamento.
OS CUNI serão implantados em estabelecimentos da rede estadual de Ensino Médio Público ou de polos regionais de EAD (incorporado ao sistema UAB da região). Estarão organizados em rede (institucional e digital), que ofertará programas descentralizados e metapresenciais de educação superior. Em qualquer caso, a gestão da Rede será responsabilidade institucional da UFSBA, em parceria com as instâncias convenentes (Estado, Município ou Consórcio Intermunicipal).
A ENTRADA NA FORMAÇÃO GERAL ATRAVÉS DA REDE CUNI se dará mediante processo seletivo baseado no ENEM, sem utilizar o sistema SISU. As vagas serão destinadas exclusivamente para estudantes residentes no respectivo município ou em municípios participantes de consórcios municipais organizados para esse fim específico, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas do município participante. Indígenas aldeados, quilombolas e assentados, devidamente registrados nas entidades pertinentes (FUNAI, Fundação Zumbi dos Palmares e INCRA), terão acesso direto à etapa de Formação Geral (na Rede CUNI ou nos BI/IHAC), bastando para isso aprovação no ENEM, independentemente de classificação.
FUNCIONAMENTO
OS CURSOS DA REDE CUNI são parte integrante da Universidade, portanto, serão credenciados, coordenados, operados e supervisionados pela estrutura de gestão da Universidade Federal Sul da Bahia. Funcionarão preferencialmente em turno noturno, em instalações da Rede Estadual de Ensino Médio, mediante convênio tripartite com a Secretaria Estadual de Educação e as respectivas Prefeituras Municipais. Os IHAC coordenarão a Rede CUNI de sua área de abrangência, a partir das sedes estabelecidas em cada um dos campi da UFSBA.
O PROGRAMA CURRICULAR DOS CUNI será equivalente à Formação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares. Todos os cursos, componentes curriculares e atividades didáticas oferecidos nos IHAC para os estudantes presenciais serão disponibilizados
aos estudantes da Rede CUNI permitindo a cobertura da etapa de Formação Geral dos BI. Todo o corpo docente dos IHAC contribuirá com a produção de conteúdos, organizando e elaborando material didático, ministrando aulas, exposições e debates, transmitidos em tempo real e gravados em plataformas digitais.
aos estudantes da Rede CUNI permitindo a cobertura da etapa de Formação Geral dos BI. Todo o corpo docente dos IHAC contribuirá com a produção de conteúdos, organizando e elaborando material didático, ministrando aulas, exposições e debates, transmitidos em tempo real e gravados em plataformas digitais.
OS ESTUDANTES DA REDE CUNI serão matriculados nos respectivos IHAC. Outros programas de formação em instituições parceiras (UESC, UNEB, IFBaiano, IFBA e outras) poderão ser incorporados aos históricos escolares dos estudantes CUNI.
PARA VIABILIZAR UMA INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA EFETIVA, cada ponto da Rede CUNI contará com um pacote de equipamentos de tele-educação de última geração, conectados a uma rede digital de alta velocidade, a ser implantada pela RNP e gerenciada pela equipe de TIC da Universidade Federal Sul da Bahia. Além disso, as equipes de supervisão docente que se deslocarão aos pontos da Rede CUNI serão responsáveis pela aplicação dos instrumentos de avaliação dos componentes curriculares do módulo Formação Geral, com os mesmos parâmetros, critérios e grau de rigor da avaliação de aproveitamento dos BI cursados nos IHAC em cada sede. Tutores locais serão responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos estudantes, além da manutenção operacional das instalações e equipamentos.Esses tutores serão recrutados nas próprias escolas, cidades ou comunidades que sediarão os CUNI, aproveitando sua proximidade e o conhecimento do alunado de cada local. Equipes especialmente treinadas serão encarregadas das atividades docentes da Rede, supervisionando os tutores locais. Essas equipes atuarão nos municípios da Rede CUNI aos sábados, aproveitando uma característica cultural da Região onde o “dia da feira” significa muitas vezes o momento de maior interação social da comunidade.
OPÇÕES DE CONCLUSÃO
O cumprimento dos requisitos da Formação geral habilitará os estudantes CUNI a integrar-se ao programa curricular regular dos BI ou dos LI na etapa de Formação Específica. Isso ocorrerá por seleção direta mediante Coeficiente de Rendimento ou através do preenchimento de vagas residuais por evasão. Para cada vaga de acesso direto aos BI ou LI haverá outra vaga destinada aos concluintes da Rede CUNI. Naturalmente, os egressos dos CUNI poderão também concorrer ao processo seletivo dos BI/LI, realizando aproveitamento integral
dos créditos obtidos nos CUNI, após sua entrada. Além de poder ingressar nos BI, os estudantes dos CUNI também poderão
optar por duas alternativas de saída e conclusão de estudos:
dos créditos obtidos nos CUNI, após sua entrada. Além de poder ingressar nos BI, os estudantes dos CUNI também poderão
optar por duas alternativas de saída e conclusão de estudos:
a) Certificado de Formação Geral Universitária (CFGU), na modalidade Curso Sequencial de Complementação de Estudos (1.200 horas).
b) Diploma de Formação Geral Universitária (DFGU), na modalidade Curso Sequencial de Formação Específica na Grande Área respectiva (1.600 horas ou 400 dias letivos). Nesse caso, será preciso cumprir mais 400 horas de atividades complementares (palestras, simpósios, saraus, congressos, voluntariado) ou outros componentes curriculares optativos.
b) Diploma de Formação Geral Universitária (DFGU), na modalidade Curso Sequencial de Formação Específica na Grande Área respectiva (1.600 horas ou 400 dias letivos). Nesse caso, será preciso cumprir mais 400 horas de atividades complementares (palestras, simpósios, saraus, congressos, voluntariado) ou outros componentes curriculares optativos.
No final da etapa de formação geral dos CUNI, o estudante que tiver cursado 1200h no CUNI e, ingressando nos Institutos Federais parceiros, mais 600h de componentes específicos em determinada formação de habilitação profissionalizante oferecida, recebe uma certificação intermediaria de Curso Superior Tecnológico.
BASE NORMATIVA
A concepção de cursos sequenciais foi introduzida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996). A redação do inciso I do Art. 44 da LDB deu nova dimensão a esses cursos, confirmando o princípio de que teriam diferentes níveis de abrangência quanto a campos de saber, antecipando sua convergência e adequação ao regime de ciclos de formação. Esse entendimento foi consolidado nos Pareceres CES 672/98 e CES 968/98, regulamentando o funcionamento dos Cursos Sequenciais. Infelizmente tais oportunidades não foram aproveitadas nas propostas de reestruturação da rede federal de Ensino Superior, no contexto do REUNI; a única exceção parece ter sido a iniciativa do PROFIS da Unicamp, acima mencionada.
PROPOSIÇÃO CURRICULAR
A etapa cursada nos CUNI corresponde exatamente à Formação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares. Por ser inovadora, com forte interlocução com demandas e realidade locais, trata-se de um currículo bastante aberto, reservando espaço mínimo para componentes obrigatórios e maior amplitude de escolha para componentes optativos. Além disso, a carga horária é integralizada com atividades curriculares complementares, que terão como motivação a integração da Formação Geral com o ensino médio das escolas públicas e o modelo de Aprendizado Baseado em Problemas Concretos (ABPC), a ser detalhado no capítulo seguinte.
O currículo baseado em competências possibilita uma flexibilização do conteúdo, de acordo com o interesse dos envolvidos no processo de aprendizagem e com o fluxo dos acontecimentos contemporâneos; a ênfase é dada nos objetivos e nas competências, ao invés de conteúdos específicos.
Fonte:http://www.ufsba.ufba.br
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