Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Polícia Federal prende homem no AP suspeito de fraudar redação do Enem


Suspeito foi abordado e teria obtido tema da redação horas antes da prova.
Operação 'Jogo Limpo' cumpriu mandados em sete estados no domingo (6).


amapá; macapá; enem; fraud; polícia federal (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Prova de suspeito e texto com tema da redação foram apreendidos (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira (7) que um homem de 31 anos foi preso em Macapá no domingo (6) durante as ações da operação "Jogo Limpo", que investigou e combateu tentativas de fraudes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O homem, que não foi identificado, foi preso logo depois de deixar o local de prova em uma faculdade no Centro da capital. Após abordagem, ele confessou que sabia o tema da redação antes mesmo de iniciar o 2º dia de provas. Com ele, foi encontrado um texto com o assunto "intolerância religiosa", aplicado no Enem a quase 6 milhões de candidatos em todo o país.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Polícia Federal informaram que "as operações deflagradas são reflexo da ação conjunta entre as instituições, que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame; os casos identificados, que estão sob investigação, delimitarão a responsabilidade dos envolvidos", disse a nota. Em outro trecho, o Inep e a PF reiteraram "o empenho para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do Enem 2016".
Candidato estava com texto sobre o tema da redação do Enem (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Candidato estava com texto sobre o tema da redação do Enem (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
O homem preso foi levado para a Superintendência da PF onde pagou fiança de um salário mínimo e meio (R$ 1.320). Em depoimento, ele revelou que recebeu o tema da redação de uma amiga horas antes do exame na manhã de domingo. Pelo crime, o suspeito vai responder por fraude em certame de interesse público, podendo ser preso por até 4 anos.
A operação, segundo a polícia, chegou até o suspeito após a investigação apurar que o candidato apresentou indícios de fraude com base em respostas das provas feitas por ele em anos anteriores. Os agentes da PF se disfarçaram de aplicadores da prova e fizeram a prisão após o suspeito sair do local.
Operação
Batizada de Jogo Limpo, a operação foi realizada em sete estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará. Também em nota, a PF informou que foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e que o objetivo foi "reprimir fraudes" ao Enem.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog