Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Cunha pede para trocar testemunhas em ação e chama Mantega e Paes


Advogados protocolaram o pedido no sistema da Justiça nesta sexta (11). 
Pedido foi feito a Sérgio Moro e é referente a um processo da Lava Jato.



Advogados de Cunha pediram para que Guido Mantega e Eduardo Paes substituam testemunhas em processo da Lava Jato (Foto: Reprodução / GloboNews )Advogados de Cunha pediram para que Guido Mantega e Eduardo Paes substituam testemunhas em processo da Lava Jato (Foto: Reprodução / GloboNews )
Os advogados do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediram ao juiz Sérgio Moro para substituir duas testemunhas de defesa que tinham sido arroladas por ele no processo em que responde no âmbito da Operação Lava Jato, em Curitiba.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o ex-ministro Guido Mantegaestava preso em Curitiba. Na verdade, a prisão foi revogada horas após ele ser detido em São Paulo. A informação foi corrigida às 13h40 deste sábado, 12.)
Eles solicitaram que ex-ministro Guido Mantega e o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes sejam ouvidos no lugar de Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos, ex-gerente da Petrobras, e do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. A petição da defesa foi protocolada no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná na noite de sexta-feira (11).
Os advogados justificaram o pedido por causa da dificuldade de localização das testemunhas que tinham sido arroladas anteriormente.
Até a manhã deste sábado (12), Moro não tinha se manifestado sobre o pedido.
Cunha também chamou o presidente Michel Temer (PMDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Henrique Alves (PMDB-RN), além de outras figuras públicas, como testemunhas de defesa no mesmo processo.
Preso, em 19 de outubro, Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração dePetróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.
Os advogados de Cunha negaram as acusações e criticam o Ministério Público Fedederal (MPF), dizendo que os procuradores não explicaram qual seria a participação do ex-deputado no esquema descoberto na Petrobras.
A convocação das testemunhas faz parte da defesa prévia de Eduardo Cunha, protocolada no sistema da Justiça Federal no dia 1º de novembro.
A defesa pediu que a denúncia contra o ex-deputado seja rejeitada. Pediu também rejeição da acusação de corrupção passiva, a rejeição de parte da denúncia que acusa o ex-deputado de conduta criminosa em relação ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada (já condenado pela Lava Jato), a absolvição sumária do crime de evasão de divisas, a suspensão do processo até que sejam julgados embargos de declaração apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a nulidade das provas.
Ainda segundo os advogados, a defesa não teve acesso a provas. "A falta da disponibilização, nos presentes autos, da totalidade do material probatório leva ao cerceamento de defesa e à impossibilidade de início do processo".
A convocação das testemunhas é válida caso estes outros pedidos da defesa não sejam aceitos.
A prisão
No despacho que determinou a prisão, juiz Sérgio Moro disse que o poder de Cunha para obstruir a Lava Jato "não se esvaziou".
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), em liberdade, Cunha representa risco à instrução do processo e à ordem pública.
Além disso, os procuradores argumentaram que "há possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior" e da dupla cidadania.
Cunha tem passaporte italiano e teria, segundo o MPF, patrimônio oculto de cerca de US$ 13 milhões que podem estar em contas no exterior.
Moro é responsável pelas ações da operação Lava Jato na 1ª instância. Após Cunha perder o foro privilegiado com a cassação do mandato, ocorrida em setembro, o juiz retomou no dia 13 de outubro o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF).
Esfera civil
Na Justiça Federal do Paraná, Cunha responde também a uma ação civil de improbidade administrativa, movida no âmbito da Operação Lava Jato, que alega a formulação de um esquema entre os réus visando o recebimento de vantagem ilícita proveniente de contratos da Petrobras. A ação corre na 6ª Vara Cível.
Além de Cunha, são requeridos na ação civil a mulher dele, Claudia Cruz, o ex-diretor da estatal Jorge Luiz Zelada, o operador João Henriques e o empresário Idalécio Oliveira.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog