A consolidação da tendência de alta com o aumento da distância de Dilma em relação a Marina é o principal destaque da nova pesquisa do Ibope sobre as eleições presidenciais.
Dilma subiu dois pontos em relação à última pesquisa, divulgada na semana passada, e agora tem 39%, segundo o Ibope. Sua adversária mais próxima, a candidata Marina Silva, caiu dois pontos e está com 31%. A diferença entre as duas, portanto, subiu para 8 pontos. Aécio Neves, o terceiro colocado, está parado com 15%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma aparece com 35%, bem acima dos 23% de Marina Silva e os 12% de Aécio Neves. A pesquisa espontânea é considerada pelos especialistas como aquela que indica melhor os votos consolidados dos candidatos, uma vez que é uma escolha sem estímulo (ou seja, é o voto quase certo para o dia da eleição).
Outra boa notícia para Dilma é que a avaliação do governo também aumentou dois pontos. Agora, 38% dos entrevistados pelo Ibope classificam o governo federal como “ótimo ou bom”. Os que o consideram como “ruim ou péssimo” são 28%. Dos entrevistados pelo instituto, 48% afirmaram que aprovam o governo Dilma.
OUTRAS PESQUISAS
A presidenta Dilma lidera nas pesquisas de todos os demais institutos.
Segundo o levantamento feito pelo MDA, contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a presidenta tem 38,1% das intenções de voto, frente a 33,5% e 14,7% de seus adversários mais próximos.
A pesquisa do instituto Vox Populi para a revista Carta Capital também mostra que Dilma já abriu 8 pontos de vantagem frente a Marina Silva. A presidenta tem 36% e seus adversários mais próximos têm 28% e 15%.
Já o levantamento do Datafolha mostra a presidenta na liderança com 36%, ante 33% e 15% de Marina Silva e Aécio Neves.
Registe-se aqui com seu e-mail