Pela primeira vez, rejeição à Marina supera a de Aécio
De acordo com uma nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19/09), o apoio a Dilma Rousseff (PT) aumentou de 36% para 37%. Assim, a candidata à reeleição abriu uma vantagem inédita de 7 pontos percentuais sobre a rival MARINA Silva (PSB), que passou de 33% para 30% das intenções de voto.
Numa simulação do segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) apareceu com 44% dos votos, contra 46% de MARINA Silva, indicando um empate técnico. “A dianteira de MARINA sobre Dilma nunca foi tão baixa”, destacou o jornal Folha de S. Paulo, que publicou o resultado da pesquisa em seu site. Os números sugerem, portanto, que ainda é muito cedo para prever o resultado das eleições.
Já Aécio Neves (PSDB), que era o favorito para competir com Dilma no segundo turno até o candidato original do PSB, Eduardo Campos, morrer num acidente aéreo no dia 13 de agosto, passou de 15% para 17% das intenções de voto.
Rejeição de Marina cresce
O dado mais eloquente do enfraquecimento de MARINA é o aumento de sua rejeição. Pela primeira vez, a taxa dos que dizem que não votariam nela de jeito nenhum (22%) está acima da de Aécio (21%).
A diferença está dentro da margem de erro, dois pontos para mais ou para menos. Mas é preocupante para a pessebista considerando-se que sua taxa cresce de forma acelerada, enquanto a de Aécio se mantém estável. Há um mês, só 11% rejeitavam MARINA
Dilma lidera em todas as regiões
A pesquisa feita na quarta e nesta quinta (18) com 5.340 entrevistas mostra ainda que Dilma passou liderar nas cinco regiões do país.
No Nordeste, no Norte e no Sul, de forma isolada. No Centro-oeste, a petista está agora numericamente à frente de MARINA . No Sudeste, tem menos pontos, mas numa situação de empate técnico.
MARINA perdeu votos em diversos segmentos. Ela recuou 4 pontos no Sudeste, 4 entre as mulheres, 4 entre os católicos, 5 junto aos moradores de cidades médias (200 mil a 500 mil habitantes) e 6 entre os eleitores de 25 a 34 anos.
O levantamento do Datafolha foi encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo.
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