O autor Robert Kiyosaki durante palestra (Foto: Gage Skidmore/Flickr)
Robert Kiyosaki, autor do livro best-seller ‘Pai Rico, Pai Pobre’, e que no passado chamou o Bitcoin de o dinheiro do povo e que o dólar é um tipo de golpe ou farsa, conforme publicação do site Micky na última segunda-feira (06).
Kiyosaki disse que está muito preocupado com o dólar americano e com o fato de que não há nada para sustentá-lo. Ele citou a retirada do ouro como sustentação do dólar pelo presidente Richard Nixon em 1971 como o grande problema.
Ele disse que a impressão constante de mais dinheiro nos Estados Unidos, conhecida como flexibilização quantitativa, está inflando uma grande bolha.
“O problema é que também se tornou invisível, para que pudessem imprimir [o dólar] o quanto quisessem. É por isso que os poupadores foram eliminados”, disse o autor.
Em abril, Kiyosaki disse em entrevista ao podcast Sanecrypto que o dólar era falso e que via o que ele chamou de ‘cibermoedas’ o substituindo. No caso, o termo se referia a moedas criptografadas baseadas em blockchain.
“Eu acho que é uma ideia maravilhosa. Eu falo sobre três tipos de dinheiro hoje: um é o dinheiro de Deus, que é o ouro e a prata. Eles estarão aqui depois que as baratas forem extintas. O outro é o dinheiro do governo, o dólar, o euro… o dinheiro fiduciário. E depois há o dinheiro das pessoas, que é moeda cibernética. O dólar americano é um golpe. Eu acho que estamos assistindo ao fim do dólar. É isso que eu estou dizendo”, disse ao programa.
Com estas palavras, Kiyosaki sugere que o dólar é algo sem lastro e em grande volume, pois existe uma grande quantidade e em muitos lugares. Desta forma, ele acredita que o ouro, a prata e as criptomoedas vão achatar o “dinheiro falso” até acabarem com ele.
“Acho que estamos assistindo ao fim do dólar. É isso que eu estou dizendo”, frisou o escritor.
Desastre do dólar
Kiyosaki também alertou sobre um desastre econômico como o mundo nunca viu antes, mas ele não prevê quando isso pode acontecer, porém, ele advertiu que os “ataques já estão soando agora”.
Para tentar explicar o momento econômico mundial, o autor relembrou de grandes fenômenos financeiros, como a bolha da internet (a febre das empresas pontocom) e a crise imobiliária (do subprime) de 2008. Segundo ele, a crise que está por vir será a maior de todos os tempos, notou o Micky.
Os comentários de Kiyosaki podem ser associados às declarações recentes de Joni Teves, analista do UBS, que disse que o Bitcoin seria capaz de substituir o suprimento de dinheiro dos EUA se o seu preço chegasse a US$ 213 mil. Os suprimentos a que Teves se referiu são as contas de papel, moedas, cheques de viagem e similares.
Apesar da possibilidade, o Bitcoin está longe de poder substituir o que se tem hoje como dinheiro, segundo o relatório do UBS. Para isso acontecer, a criptomoeda terá de vencer alguns obstáculos, tais como a alta volatilidade e a baixa capacidade de processamento.
Sobre o livro
O livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, de Robert Kiyosaki e da coautora Sharon Lechter, foi lançado em 1997, mas continua fazendo sucesso. É considerado uma das obras mais consagradas quando o assunto é educação financeira.
A obra disserta sobre a independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio.
Seu elemento principal, segundo Kiyosaki e Lechter, é que o indivíduo crie um meio de produção ao invés de ser um empregado.
Registe-se aqui com seu e-mail