Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Baixa Grande - Reforma da Igreja Matriz será inaugurada nesta quinta-feira







Após cincos meses de reforma será inaugurada na manhã desta quinta-feira, 17 de julho de 2014, a reforma da Igreja Matriz em Baixa Grande, os serviços começaram no inicio do mês de março, durantes estes meses contou com apoio de toda comunidade, se mobilizando através de doação, leilões e mutirões. De inicio esperava ser uma simples reforma no telhado ao verificar foi visto que boas partes das madeiras estavam bem danificadas, havendo necessidade de substituí-las, as missas passaram a serrem realizada no salão paroquial, ainda em fazer de conclusão a reforma será inaugurada no dia em que o município completa 129 anos de emancipação política, a missa inaugural acontece às 9h e contará com presença de diversas autoridades eclesial e política.

Baixa Grande e sua fundação 

Nas terras da fazenda “Cais” propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares, foi iniciado o povoado da cidade de Baixa Grande por seu filho Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional homem de elevada instrução e político de renome, residente na Vila de Santana do Camisão, atual cidade de Ipirá – Bahia.
   
Há notícias de que a mãe do desbravador para cumprir pagamento de promessa, ordenou a este ergue, em suas terras uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, o que foi feito.
O local escolhido ficou à margem da estrada real Camisão (hoje Ipirá-Bahia) a Monte Alegre (hoje Mairí-Bahia) e Mundo Novo, na época, já movimentada, pouso de tropas. Também o início da povoação e construção das primeiras casas do arraial de Baixa Grande.

O município de Baixa Grande apenas foi criado, com território desmembrado de Sant’Ana do Camisão, pela Resolução Provincial n° 2.502, de 17.07.1885, assinada pelo Presidente da Província da Bahia Dr. José Luiz de Almeida Couto. Esclareça-se que foi com a República que instituiu-se o sistema federativo no Brasil, composto por Estados. No Império, a divisão do país era constituída por Províncias, por sua vez, administradas por seus presidentes. Daí as designações de Resolução Provincial e Presidente da Província, que equivalia ao nosso Governador do Estado atual.
www.baciadojcuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog