Dois médicos norte-americanos, Tom Frieden e Sam Dooley, explicam que pequenas atitudes podem reduzir sensivelmente riscos de contaminação
Lave bem as mãos, evite sair de casa e fique longe de objetos compartilhado
Com o avanço do novo coronavírus, aumentam as chances de contaminação e é preciso redobrar a atenção para não se colocar em risco.
O médico norte-americano Tom Frieden, ex-diretor da CDC (Centers for Disease Control and Prevention), e o epidemiologista Sam Dooley, em entrevista ao site do canal Fox News, dos Estados Unidos, deram seis dicas valiosas para se manter longe da covid-19.
FIQUE EM CASA
Frieden diz que a regra vale tanto para quem se sentir doente quanto para os saudáveis. "O objetivo é evitar a exposição de outras pessoas ao vírus (especialmente as pessoas idosas ou as pessoas clinicamente vulneráveis) e impedir que você seja exposto. É uma das melhores maneiras de conter a propagação do vírus e impedir que nossos hospitais se sobrecarregem.
PLANEJE BEM AS SAÍDAS
Para quem precisa ir trabalhar e comprar itens essencias para a residência. Ou pretende fazer exercícios e tomar ar fresco, é essencial saber o que vai fazer.
Mantenha um produto como o álcool gel para as mãos e use-o sempre que voltar a entrar no carro ou na casa.
Se você tocar em maçanetas, botões de elevador, corrimãos ou pias, leve um lenço de papel ou outro objeto limpo para uso e descarte-o após o uso.
Se possível, use elevador sempre sozinho.
Depois de voltar para casa, lave bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou limpe-as com álcool gel (faça isso enquanto estiver fora de casa também).
Use lenço de papel para espirrar ou tossir
CUBRA SUA TOSSE OU ESPIRRO
Em casa ou não, e independetemente do motivo — alergia, resfriado comum ou covid-19 —, transforme esse hábito em diário.
Quando for tossir ou espirrar, pegue um lenço de papel, jogue-o fora e lave as mãos com água e sabão por 20 segundos ou limpe-as com álcool gel ou álcool 70%.
Se tossir ou espirrar na mão, lave-as com água e sabão por 20 segundos ou limpe-as com um desinfetante à base de álcool.
NÃO VISITE LUGARES COM MUITA GENTE
Se puder, evite locais onde provavelmente terá contato próximo com outras pessoas. Fique a pelo menos dois metros de distância do maior número possível de pessoas.
Tente evitar: banheiros públicos; ônibus, trens e aviões; aeroportos; cinemas; concertos; eventos esportivos; reuniões e conferências.
NÃO TOQUE NO SEU ROSTO
Não descanse o rosto nas mãos enquanto está sentado.
Se seu rosto coçar e você não resistir a coçar, não use as mãos, mas, sim, um objeto limpo, como tecido ou um pedaço de papel limpo.
Se você precisar tocar no rosto, por exemplo, para usar colírios, lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use um álcool gel primeiro ou luvas limpas.
FUJA DE OBJETOS COMPARTILHADOS
Evite objetos que outras pessoas já tocaram. Se precisar pegar coisas como ferramentas, teclados comuns, garrafas ou copos, limpe-os com lenços à base de álcool ou água sanitária, se possível.
Seja cuidadoso com itens como celulares, teclados, canetas e lápis, garrafas de água e copos, pratos, talheres e ferramentas.
Dicas contra o novo coronavírus
Arte/R7
Registe-se aqui com seu e-mail