A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda não pode autorizar a migração das rádios AM para FM. Segundo o gerente da agência, Fernando Ornelas, a autorização só poderá ocorrer quando o Governo Federal elaborar um decreto de regulamentação. Em novembro de 2013, a pedido da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), a presidente Dilma Rousseff, em solenidade em Brasília, assinou um decreto autorizando essa migração.
“A Anatel ainda não tem essa regulamentação para iniciar o processo de migração, porque normalmente esse é um documento emanado pelo Ministério das Telecomunicações. A Anatel apenas vai fazer parte ajudando o rádiodifusor na entrega da documentação”, afirmou.
De acordo com Fernando Ornelas, as emissoras que não migrarem não vão perder o prefixo. Segundo ele, existe a previsão de algumas emissoras permanecerem AM. O gerente ainda disse que as emissoras terão que estudar se é viável ou não a migração.
“Se estima que 80% migrem, mas 20% podem continuar sendo rádio AM. As grandes emissoras vão ter que pensar bem onde elas querem chegar e qual público elas querem atingir. Eu particularmente acredito que as grandes emissoras não mudem”, opinou, acrescentando que as outorgas para as rádios AMs estão suspensas.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Registe-se aqui com seu e-mail