A BBC Londres trouxe uma notícia que mais se parece com o enredo de um filme futurista: cientistas conseguiram, através da manipulação genética, a criação de um embrião híbrido de humano e porco. O Human-Pig, ou Porco-Humano, é uma prova de que através da evolução científica será possível sanar um grave problema atual, a falta de órgãos para quem precisa de um transplante.
O projeto é muito desafiador, e de acordo com o que foi divulgado até o momento, menos de 0,001% do DNA do híbrido é humano, e todo o restante continua sendo suíno. O procedimento vem sendo muito comemorado e a expectativa é muito grande em torno dessa nova tecnologia.

Como é criado o Porco-Humano?

De acordo com os pesquisadores, para criar esta quimera, células-tronco humanas foram injetadas em um embrião suíno que já havia sido preparado anteriormente. Essas células-tronco podem se desenvolver e dar origem a qualquer tipo de tecido, o que tornará possível, no futuro, sanar as filas de espera para doações de órgãos.
Ainda de acordo com os cientistas, dos 2.075 embriões implantados apenas 186 continuaram a desenvolver até o estágio de 28 dias. Apesar da pequena parcela que continuou ‘firme e forte’ o Porco-Humano é um marco na história da #Ciência. "Esta é a primeira vez que as células humanas são vistas crescendo dentro de um grande animal", disse o professor Juan Carlos Izpisua Belmonte, do Instituto Salk, ao site da BBC News.

Quais os benefícios da experiência?

Segundo o explicado pelo professor Belmonte, o maior benefício é para doação de órgãos. Como o desenvolvimento uterino dos porcos é rápido - a gestação é de apenas quatro meses - isso podia fim a espera por doações. No entanto, o pesquisador foi categórico em afirmar que ainda será preciso esperar algum tempo para que humanos possam receber os órgãos da quimera.
No entanto, esta não é a única aplicação para o Porco-Humano. De acordo com o cientista, os híbridos podem ser de grande ajuda para testar medicamentos e tratamentos antes de testes com humanos, estudar o surgimento e evolução de doenças e também para estudar melhor os primeiros estágios do desenvolvimento do embrião humano.
O que você achou desta notícia? Ela é ou não surpreendente! Será que o Porco-Humano será o início de uma nova era na medicina? Deixe sua opinião!#Curiosidades #É Manchete!