Edileusa Decorações e Eventos Casamento,formatura,aniversário,e eventos em geral Menor preço e ótima qualidade ! Ligue:(74)99987-1942

Indígenas fecham ponte e deixam turistas ilhados no sul da Bahia



Motivo foi um ataque a veículo que transportava índios em Cumuruxatiba.
Segundo a PM, manifestantes querem conversar com funcionários da Funai.


Indígenas fecham ponte do Rio do Peixe em protesto contra ataque a veículo que transportava índios (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Indígenas fecham ponte do Rio do Peixe em protesto
contra ataque a veículo que transportava índios (Foto:
Divulgação/Polícia Militar)

Indígenas da aldeia Cahy, em Cumuruxatiba, extremo sul da Bahia, bloqueiam há quase oito horas a Ponte do Rio do Peixe, único acesso entre a praia de Corumbau, famoso ponto turístico da região, e o centro da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, o protesto começou pouco antes das 12h desta quinta-feira (24), por causa do ataque a um veículo que transportava indígenas, na noite de quarta (23).
De acordo com a PM, a manifestação dos indígenas é pacífica, e eles aguardam a chegada de funcionários da Funai para liberarem a ponte.
Um morador de Cumuruxatiba que não quis se identificar afirmou ao G1, entretanto, que os índios estão ameaçando as pessoas que tentam passar pela ponte. "Os turistas que saíram cedo para ir a Corumbau estão isolados, não têm como voltar para as pousadas, que ficam na cidade", afirma. "E os índios ameaçam até quebrar o celular de quem estiver registrando o protesto", acrescenta.
O morador destaca ainda que os funcionários das pousadas também estão impedidos de sair da cidade, por causa do bloqueio. "A nossa situação é gravíssima. Estamos em um barril de pólvora", disse.
Veículo foi incendiado na noite desta quarta-feira (23). (Foto: Arquivo Pessoal)Veículo foi incendiado na noite desta quarta-feira (23)
(Foto: Arquivo Pessoal)
Ataque a veículo
Um carro que levava indígenas da aldeia Cahy foi atacado e incendiado por homens armados na noite de quarta-feira (23).
De acordo com informações do 3º Pelotão da Polícia Militar de Prado, três índios e um motorista da Kombi contaram que foram surpreendidos por obstáculos em uma estrada e abordados pelos suspeitos, que pediram para que saíssem do veículo.
Quando a polícia chegou ao local, a Kombi já estava destruída após o incêndio e com perfurações de bala. Ninguém ficou ferido no ataque. De acordo com a polícia, a suspeita, ainda não confirmada, é de que o ataque foi causado pela disputa por reintegração de posse de terras. Os indígenas informaram à polícia que o veículo seria responsável por fazer transporte de estudantes da aldeia.Do G1 BA
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Total de visualizações

Postagens populares

Arquivo do blog